terça-feira, 17 de julho de 2012

Tempura



Quem nunca comeu um Tempura? Ou pelo menos já ouviu falar? O Tempura, são legumes, verduras e peixes que são misturados na solução de água gelada, ovo e farinha de trigo, posteriormente frito e servido com molho ou shoyu.

Bom, por regra com qualquer ingrediente se faz Tempura, com a exceção de carnes. Por que? O próprio nome revela que, o termo Tempura, vem de “Temporas” quando os portugueses entraram no Japão e os missionários estavam no jejum religioso, onde não se podiam comer carnes. Portanto fritavam e comiam peixes. Daí vem o nome.

O Tempurá era bastante consumido desde o século XVI em barracas. Os populares comiam em pé mesmo, os Tempurás no espeto e molhavam no molho. Esse molho são dos mais variados. Desde o uso do Tsuyu (Caldo de katsuobushi, mirin e shoyu), uns adicionam nabo ralado (uma delícia), gegibre ralado, cebolinha e tal. Porém o mais clássico é somente com shoyu. Tá vendo? Não se come tempura sem molho.

Com o tempo e o prato adorado por mais de 90% dos japoneses, a sua receita foi evoluindo numa forma assustadora. Usam os mais variados ingredientes como beringela, batata-doce, shissô, anéis de cebola, mitsubá, salsa, entre outros. No pescado, peixes brancos, unagui, anago, camarão (hummmmm), centolha, etc. Só uma observação. Quando os legumes são cortadas em tiras finas com ingredientes mistos, chamam de KAKIAGUE.

Fora que já inventaram mil e uma forma de preparar a massa. Mais apimentado, com curry. com pó de cha verde, etc.

E o Tempura é tão versátil que não é só apreciado ele sozinho. Pode compor os tradicionais Domburi (Tigela com arroz) e os Udons (Tigela com macarrão grosso). E muitos podem não conhecer, sabe o resto da massa que acaba sobrando? Após tirar todos os tempurás do óleo, despeje devarinho e se possível balançando a bacia. Forma-se gotas de massa frita, o que chamamos de TENKASU. Depois de frito, Você pode guardar e quando fizer um missoshiru ou sopas mais líquidas, pode colocar por cima.

Enquanto há o Tempura Udon ( Udon com Tempura em cima), pode ser colocado o Tenkasu em cima do Udon. Porém como são colocados todas as bolinhas juntas, muitos podem pensar que é um tempura. E no momento que se mergulha o hashi para pegá-lo, desmancha. Esse Udon é chamado de TANUKI UDON, já o Tanuki (Cão-guaxinim) é famoso no Japão em enganar as pessoas. Podemos chamar os nossos políticos de Guaxinim, né? (Ai que sem graça)

No oeste japonês, existe o Satsuma-ague, que são massas de peixes com legumes fritos, que também são chamados de Tempura. Então se ouvir ou ver alguém falando isso na sua frente, está certo. Não brigue com a pessoa. 

(Tempura Udon, Tanuki Udon, Satsuma-ague, Tenkasu)

Hoje no Japão, existem milhares de casas especializadas em Tempuras o que inclui um menu degustação. Partindo de legumes e verduras mais leves, até os peixes e crustáceos mais encorpados. Por uma questão de etiqueta, quando servir o tempura nessas casas, pare o assunto que está rolando no balcão e coma enquanto quente. O Chef que está a sua frente, estará observando o tempo todo e conforme o seu rítmo, ele calcula, quando irá fritar toda a sequência.

Quer uma sugestão de casa especializada só em Tempuras em São Paulo?

Serviço:

TEMPURA TEN
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - Bela Vista (Em frente ao Extra)
Tel 3289-1750 / 9622-3582
Seg - Sex: 12:00~14:00 / 19:00~22:00
Sab: 19:00~22:00
Não aceita nenhum cartão e SÓ COM RESERVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário